Coordenadoria de Design e Programação Visual desenvolve Campanha do Vestibular

09/12/2013 09:52

Cartazes desenvolvidos para a campanha do Vestibular 2014 da UFSC.

A Coordenadoria de Design e Programação Visual (CDPV) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começou a ser reestruturada em agosto deste ano, com a posse de dois programadores visuais supervisionados por um servidor com formação em Artes Visuais. Três estagiários do curso de Design fazem parte da equipe, responsável pela criação da campanha do Vestibular 2014.

O projeto, desenvolvido de forma integrada com os setores de comunicação da Universidade, foi idealizado com a intenção de despertar no público-alvo o orgulho de vir a fazer parte da UFSC. “Esse foi o objetivo principal. A partir dele, buscamos evidenciar conceitos próprios da Universidade, como cidadania, qualidade, conhecimento e inovação”, explica Audrey Schmitz Schveitzer, programadora visual formada em Design.

A concepção e a produção da campanha contaram com a participação de profissionais da Agência de Comunicação (Agecom) e da TV UFSC. Cartazes, outdoors, peças para internet, vídeo e cartilhas sobre a Política de Ações Afirmativas da UFSC foram confeccionados. As capas das provas do vestibular também são criação da CDPV. Os cartazes estão sendo enviados, pela Coperve, para escolas de todo o estado.

De acordo com o programador visual Leonardo Alexandre Reynaldo, graduado em Publicidade e Propaganda, a opção por uma linguagem visual tradicional é justificada pela solidez representada pela sigla “UFSC”. “Em todas as peças, o que está em destaque é o nome da instituição, que já tem uma carga histórica. Aproveitamos o peso que a Universidade já tem”, diz.

Assessorar a gestão da marca da Universidade, coordenar e apoiar projetos de design relacionados à UFSC e propor medidas para a estruturação do Programa de Identidade Visual (PIV) são atribuições dos técnicos da CDPV. O PIV define como a identidade visual deve ser aplicada em diferentes materiais, ambientes e formatos, como o uso em publicações impressas e sinalizações nos campi, por exemplo.

“A intenção da CDPV, não somente com relação à campanha do vestibular, mas com relação à comunicação visual da Universidade como um todo, é traduzir visualmente a tradição e a excelência no ensino, pesquisa e extensão na UFSC”, destaca o coordenador, Airton Jordani Jardim Filho. O servidor atua com design visual desde a década de 1990.

O professor do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC, Carlos Ramirez Righi, responsável pelo aperfeiçoamento do Sistema de Identidade Visual (SIV) a partir de 05 de outubro de 2012, atuou no projeto durante nove meses. “Tendo como ponto de partida o excelente trabalho realizado pelo professor Carlos Righi, buscamos a essência da identidade da Universidade, presentificando seus conceitos fundamentais em uma marca única, com aplicações devidamente planejadas e definidas”, afirma Airton Jordani. Ele esclarece que uma marca é um nome, geralmente representado por um desenho, que passa a ter valor simbólico à medida que as pessoas se relacionam com ela.

A campanha do Vestibular 2014 está disponível em http://www.vestibular2014.ufsc.br/ e no Facebook. O vídeo produzido para divulgação está sendo veiculado pela TV UFSC e foi postado no YouTube. A versão on-line da cartilha sobre a Política de Ações Afirmativas pode ser acessada aqui.

Bruna Bertoldi Gonçalves
(48) 3721-4558 / bruna.bertoldi@ufsc.br