Novo material gráfico da UFSC reflete missão cidadã da Universidade

05/08/2014 11:07

O novo material gráfico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reflete o conceito “Conhecimento produzindo cidadania”, tema que permeia a identidade gráfica da instituição desde a campanha do Vestibular 2014. A intenção da Coordenadoria de Design e Programação Visual (CDPV) da Diretoria-Geral de Comunicação (DGC) é reforçar a noção de pertencimento institucional de toda a comunidade universitária. As peças começaram a ser distribuídas na semana passada.

O material produzido inclui um calendário de 2014 e um broche de lapela, ou pin, com o brasão da Universidade. O calendário é ilustrado com fotografias do cotidiano da UFSC, representando os campi e espaços abertos à comunidade, como o Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral, o Hospital Universitário e o Colégio de Aplicação.

A programadora visual Audrey Schmitz, responsável pelo projeto gráfico do calendário, destaca que foram produzidas imagens que retratam as pessoas que fazem parte da UFSC. “São fotografias que demonstram a atuação da Universidade em toda a sua pluralidade, feitas pelos fotógrafos Jair Quint e Henrique Almeida. Colocamos também informações importantes para que se possa conhecer mais sobre o que a UFSC oferece, além de datas de eventos como a SEPEX e o Vestibular. É para quem trabalha aqui, para quem vive a Universidade”, explica.

Associar a identidade visual à mensagem de “ser UFSC” pretende fortalecer a unidade da instituição, que inicia o ano de 2014 com cinco campi – Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville –, novos alunos e servidores recentemente nomeados. O coordenador da CDPV, Airton Jordani, acredita no fortalecimento dessa mensagem. “Tentamos traduzir nessas peças o orgulho que todos nós temos de ser, de construir a UFSC – tanto os novos alunos e servidores que chegam como os que já estão aqui há tempos e se orgulham da Universidade que ajudaram a criar”, afirma Jordani.

A diretora da DGC, Tattiana Teixeira, ressalta o comprometimento da equipe. “O intuito de representar a UFSC em todos os seus aspectos foi muito bem capturado pelos profissionais envolvidos no projeto. Não mediram esforços para cumprir os prazos e viabilizar as peças. Já começamos a trabalhar na campanha de 2015”, destacou.

O material foi impresso pela Imprensa Universitária e muito do acabamento e distribuição feitos pela própria equipe da CDPV. “Há de se destacar o trabalho competente da Imprensa Universitária, parceira em todo o processo de produção”, afirma a diretora. Para a produção das fotos aéreas, contou-se com o apoio da Polícia Militar.

A reitora Roselane Neckel levou os materiais pessoalmente a alguns centros de ensino e salientou as reações positivas dos servidores. “Observamos que muitos estavam surpresos por receberem um pin da Universidade, que antes era reservado à gestão e a visitas ilustres. É algo que todo servidor e servidora deve usar, com orgulho, pois todos e todas representam esta instituição”, destaca.

pin é acompanhado de um cartão, com a seguinte mensagem: “Sou UFSC. Ser UFSC é ter um compromisso com a sociedade catarinense, a ciência de sua responsabilidade social e a certeza de que a ação cidadã de homens e mulheres que constroem esta instituição contribui para torná-la cada vez mais forte. Ser UFSC é ter orgulho da nossa história, construindo novos alicerces para os que estão por vir. Feliz 2014!”. Para receber seus pins e calendários, os professores devem procurar a direção de seu centro; os servidores técnico-administrativos em Educação devem procurar a chefia da unidade em que estão lotados.

Além das peças para os servidores docentes e técnico-administrativos em Educação, foram produzidos materiais voltados aos novos estudantes de graduação da UFSC. Na primeira semana de aulas, os calouros receberão uma caderneta com informações importantes para a vida estudantil, além de um mapa atualizado do campus de Florianópolis. O mapa foi produzido pelos estagiários de design da CDPV, e está disponível para download no site http://estrutura.ufsc.br/mapa. A TV UFSC e a CDPV prepararam, ainda, um vídeo para recepcionar os novos estudantes.

Mayra Cajueiro-Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação
mayra.cajueiro@ufsc.br

Fotos: Henrique Almeida / Agecom / UFSC