UFSC inicia distribuição do Calendário Institucional 2015

20/02/2015 14:23

© Pipo Quint / Agecom / UFSC

O novo calendário de mesa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o ano de 2015 está sendo distribuído a servidores docentes e técnico-administrativos em Educação. O conceito foi criado e desenvolvido pelas coordenadorias de “Relações Públicas” e “Design e Programação Visual” da Diretoria-Geral de Comunicação (DGC). A impressão foi feita pela Imprensa Universitária (IU).

O calendário é ilustrado com fotografias macro, que tendem à abstração, em imagens focadas em detalhes que permeiam a UFSC. As fotos são de Henrique Almeida e Jair Quint, da divisão de Fotografia, coordenadoria de Relações Públicas. “A ideia que desenvolvemos foi a de montar um calendário artístico que não estivesse preso a nenhum conceito de fotografia tecnicamente institucional. Fotografamos de tudo: o ladrilho, o pelo do cachorro, coisas com que a gente convive todos os dias, mas não vê”, explica Quint. “Procuramos representar a UFSC pelos detalhes e despertar o olhar da comunidade para as belezas escondidas do nosso cotidiano”, complementa Henrique.

A coordenadora de Relações Públicas, Carla Costa, destaca que o trabalho da equipe foi voltado ao despertar da sensibilidade. “Procuramos sensibilizar as pessoas por meio desses detalhes. Discutimos muito; foi um trabalho intenso para definir, escolher dentre muitas, muitas fotos, para despertar essas sensações. Esperamos que seja uma boa surpresa para a comunidade universitária”, conclui.

© Pipo Quint / Agecom / UFSCA coordenadoria de Design e Programação Visual atuou na criação de um calendário que pudesse também ser funcional para o dia a dia dos que trabalham na UFSC. “Como o calendário é uma peça utilizada durante todo o ano e bastante visível e manuseada, buscamos criar algo que, além de útil, fosse também agradável ao olhar e marcasse a passagem do tempo por meio de cores contrastantes mês a mês, dialogando com as fotografias escolhidas”, detalha a programadora visual Audrey Schmitz. O formato do calendário de 2014 foi mantido, mas com um diferencial: um maior destaque para as fotografias, que ocupam uma das faces de cada mês do calendário. “A fim de despertar a curiosidade dos usuários, não incluímos legendas nas imagens”, complementa Schmitz.

Os calendários, cuja distribuição fica a cargo da chefia de cada setor, estão sendo entregues em todos os centros de ensino, pró-reitorias e secretarias da UFSC, além de já terem sido enviados a todos os campi da Universidade.

Mais informações:
Diretoria-Geral de Comunicação
dgc.gr@contato.ufsc.br

Mayra Cajueiro Warren
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC