Administração Central da UFSC recepciona calouros do campus de Florianópolis

23/12/2014 17:04

 

 

A recepção aos calouros que ingressaram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no primeiro semestre de 2014 começou na manhã desta terça-feira, 18 de março, por volta das 9h, no hall do Centro de Cultura e Eventos do campus de Florianópolis. Os novos alunos receberam material de boas-vindas e foram acolhidos no auditório Garapuvu  pelas reitoras, pró-reitores, secretários, diretores de centro e coordenadores de curso. A recepção aos estudantes que estudam à noite foi realizada às 19h e transmitida ao vivo para todos os campi.

A reitora Roselane Neckel lançou desafios aos estudantes, para que sejam questionadores e pensem para além de si mesmos, considerando o interesse coletivo. “Questionem sempre, informem-se sempre, ouçam as diferentes posições; sejam abertos à mudança, ao diálogo e à transformação. Do mesmo jeito que histórica, social e politicamente somos construídos, também podemos ser desconstruídos”, disse. Diretores de departamentos administrativos e de órgãos suplementares, secretários, técnicos-administrativos, docentes e estudantes participaram do evento. 

Representantes do Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos (DCE); do Movimento Negro Unificado de Santa Catarina (MNU); do Grupo 4Ps (Poder para o Povo Preto); do Coletivo “Kurima”, formado por estudantes negros e negras da UFSC; do Coletivo Gozze, de luta pela diversidade sexual; do Coletivo Feminista Somos Pagu; e do comando de greve dos técnicos-administrativos em educação (TAEs) da UFSC fizeram pequenos pronunciamentos durante a cerimônia. “Uma das maiores riquezas que temos na UFSC é a diversidade de pensamentos e atitudes frente à vida”, destacou a vice-reitora, Lúcia Helena Pacheco. Ela repassou informações aos calouros sobre a realidade de uma instituição pública de ensino e orientou-os acerca das possibilidades de assistência na Universidade por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e das coordenações de curso. Uma manifestação em prol do debate sobre a adesão do Hospital Universitário (HU) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) foi realizada por estudantes durante a solenidade. 

A aula magna “Inclusão e Equidade no Ensino Superior – Reflexões sobre Discriminação e Racismo” foi proferida no final da manhã, pela professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dora Lúcia de Lima Bertulio.

Os 3.589 calouros que iniciam a vida acadêmica no mês de março estão distribuídos pelos vários campi da UFSC: 150 em Araranguá, 250 em Blumenau, 140 em Curitibanos, 2.849 em Florianópolis e 200 em Joinville. De acordo com a Administração Central, a UFSC conta com cerca de 28 mil alunos de graduação, 14 mil alunos de pós-graduação, 3 mil TAEs e 2 mil professores. 

Bruna Bertoldi Gonçalves/Jornalista/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC
bruna.bertoldi@ufsc.br

Fotos: Jair Quint e Henrique Almeida/Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC
jair.quint@ufsc.br/henrique.almeida@ufsc.br

Claudio Borelli/Revisor de Textos da Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC